Escalando em Namaste. Parede linda dentro de um canion surreal

Escalando em Namaste Wall, Zion National Park

Fim de semana passado nos fomos ao parque nacional Zion (Utah) para escalar uma das vias mais bonitas dos EUA: setor Namaste. Não apenas a parede é mágica como também a trilha através dos cânions Kolob pra chegar até aí.

Namaste é uma saudação em sânscrito que significa "O Espírito dentro de mim saúda o espírito em voce" - um entendimento de que somos todos feitos a partir da mesma consciência. Esta é a maneira que nos sentimos depois de caminhar e escalar nesse cânion com paredes vermelhas, areia rosa e vegetação úmida no meio do deserto.

Kolob Canyons

Havia 3 dias que estávamos acampando e fazendo umas trilhas maravilhosas no parque nacional Zion.

Mas já estávamos cansando do excesso de gente nas trilhas e de todas as manhas acordar super cedo pra tentar conseguir permissão pra poder ir por trilhas mais isoladas, todas as vezes sem sucesso.

Mas ir pra onde? Eu me lembro um dia checando de leve algumas zonas de escaladas na área, vendo essa parede chamada Namaste, me apaixonar e pensar: "Temos que escalar aí!". 

Naquela manhã meio bagunçada decidimos ir pro Cânion Kolob onde a parede Nasmaste esta, localizado em uma área isolada do parque Zion.

Os cânions são conhecidos pela seu brilho cor-de-rosa e alaranjado formado pelas paredes arenitos Navajo. 

Basta saltar

Trilha surreal: um oasis cor-de-rosa no meio do deserto

A medida que se adentra ao cânion, a garganta se torna mais estreita e as paredes parecem cada vez mais altas. Por nao ser tão acessível como o resto do parque, quase nao se cruza com ninguém e a natureza esta mais preservada. A trilha sobe gradualmente, em um vale de floresta verde claro-fluorescente rodeado pelas grandes paredes.

Mas o deserto é extremo: fazia um dia ensolarado mas no meio da trilha começou a nublar e de repente,  começou a cair gelo! A água rapidamente secou e caminhamos mais 15 minutos pra chegar na esperada parede Namaste.

Climbing in the fabulous Namaste Wall

Estávamos sozinhos, cercados por paredes vermelhas com buracos enormes - alguns deles de até 2 metros. As paredes refletiam sua vermelhidão na areia branca- uma ambiência rosada, levemente úmida, com árvores verdes. A solitude em um ambiente que te traz paz - namaste! 

Escalada na parede Namaste

Então... simbora escalar?! O Mon começou guiando a via, pensou em desistir, mas resolveu tentar e acabou encadenando. Então era minha vez, meu coração saia pela boca, desde da cirurgia nao escalava na natureza... nao cheguei a completar a via, mas escalei suficiente pra aproveitar um pouco da paixão. Desci e desatei a chorar: "to de volta"!!! 

A poucos metros um rapaz se esforçava duro pra terminar outra via. As paredes são muito negativas! 

Estávamos enamorados por essa atmosfera cor de rosa, essa paredes gigantes e as árvores criando um mini oásis. Foi muito bonito passar o dia aí. Guardamos os equipamentos e pegamos a trilha de volta. 

What we did last weekend? We had fun in nature. Namaste!